Qual a relação da autoestima com os trantornos mentais? Primeiro vamos definir o que é autoestima. Trata-se de tudo aquilo que se pensa e sente em relação a si mesmo, nossas crenças, valores, qualidades e defeitos. Pode-se dizer que a capacidade de se sentir feliz e estabelecer boas relações com os outros dependem desta percepção que cada um tem de si mesmo. É a forma como a pessoa se lê, tanto fisicamente, como psiquicamente. Autoestima está relacionada a dois sentimentos: o de ser amado e o de pertencimento.
Se uma pessoa nutre um sentimento de amor próprio, se ela se valoriza, se respeita e se admira, ela tem uma autoestima saudável.
A autoestima é considerada um dos principais indicadores de saúde mental, pois um valor depreciativo de si mesmo se associa a graves adoecimentos mentais como depressão, suicídio, sentimentos de inadequação e ansiedade. Por isso ter uma autoestima saudável está ligada a ter uma boa saúde mental.
Embora a autoestima baixa não seja um transtorno psiquiátrico em si, quando temos uma visão negativa sobre nós mesmos podemos estar diante de muitas condições que afetam a saúde mental de forma negativa, como a depressão, a ansiedade, o pânico, os distúrbios alimentares, entre outras.
ENTÃO COMO PODEMOS DESENVOLVER A AUTOESTIMA?
Podemos melhorar a nossa autoestima a partir de relações humanas autênticas, que apresentam atitudes facilitadoras e acolhedoras. Esse valor também pode estar presente em atitudes como:
– Valorização maior de si mesmo – não se comparar ao outro, pois o seu processo de ser quem se é, o seu jeito de ser será só seu.
– Se reconhecer nas diferenças – você é único na formação de sua personalidade, não se incomode com o que há de diferente, aceitar-se como você é, vai aumentar a sua autoestima.
– Acreditar no seu potencial de desenvolvimento e de superar traumas, experiências e circunstâncias adversas que podem ter dito influência na forma como você considera a si mesmo; – Reconhecer as suas limitações.
– Compreender as suas carências afetivas e dependências emocionais.
Portanto, quando sua saúde mental apresentar alertas, é importante procurar ajuda de profissionais qualificados.
Comentarios